Multiplicação
Divisão
21 maio, 2012
Porcentagem
A percentagem ou porcentagem é uma medida de razão com base 100.
É um modo de expressar uma proporção ou uma relação entre 2 (dois) valores (um é a parte e o outro é o inteiro) a partir de uma fração cujo denominador é 100 (cem), ou seja, é dividir um número por 100. (Wikipedia)
50% é a mesma coisa que 50/100, ou 0,5
30% é a mesma coisa que 30/100, ou 0,3
70% é a mesma coisa que 70/100, ou 0,7
( http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2012/01/como-calcular-porcentagem.html )
É um modo de expressar uma proporção ou uma relação entre 2 (dois) valores (um é a parte e o outro é o inteiro) a partir de uma fração cujo denominador é 100 (cem), ou seja, é dividir um número por 100. (Wikipedia)
50% é a mesma coisa que 50/100, ou 0,5
30% é a mesma coisa que 30/100, ou 0,3
70% é a mesma coisa que 70/100, ou 0,7
( http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2012/01/como-calcular-porcentagem.html )
31 janeiro, 2012
OS TRINTA E CINCO CAMELOS - Malba Tahan
Poucas horas havia que viajávamos sem interrupção , quando nos ocorreu uma aventura digna de registro , na qual meu companheiro Beremiz, com grande talento pôs em prática as suas habilidades de exímio algebrista .
Encontramos, perto de um antigo caravançará meio abandonado, três homens que discutiam acaloradamente ao pé de um lote de camelos . Por entre pragas e impropérios , gritavam possessos , furiosos :
— Não pode ser ! ... — Isto é um roubo! ... — Não aceito!
O inteligente Beremiz procurou informar-se do que se tratava.
— Somosirmãos - disse o mais velho - e recebemos como herança esses 35camelos .
— Somos
— É
Neste ponto , procurei intervir na questão :
— Não posso consentir em semelhante loucura ! Como poderíamos concluir aviagem , se ficássemos sem o nosso camelo ?
— Não te preocupes com o resultado , ó “bagdali”! — replicou-me, em voz baixa , Beremiz. — Sei muito bem o que estou fazendo. Cede-me o teu camelo e verás, no fim , a que conclusão quero chegar .
Tal foi o tom de segurança com que ele falou, que não tive dúvida em entregar-lhe o meu belo jamal, que imediatamente foi reunido aos 35 ali presentes , para serem repartidos pelos três herdeiros .
— Vou, meus amigos — disse ele , dirigindo-se aos três irmãos — fazer a divisão justa e exata dos camelos , que são agora , como vêem, em número de 36.
E voltando-se para o mais velho dos irmãos , assim falou:
— Deves receber , meu amigo , a metade de 35, isto é, 17 e meio . Receberás ametade de 36, ou seja, 18. Nada tens a reclamar , pois é claro que saíste lucrando com esta divisão . Dirigindo-se ao segundo herdeiro , continuou:
— E tu , Hamed Namir, devias receber um terço de 35, isto é, 11 e pouco . Vaisreceber um terço de 36, isto é, 12. Não poderás protestar , pois tu também saíste com visível lucro na transação .
E disse, por fim , ao mais moço :
— E tu , jovem Harim Namir, segundo a vontade de teu pai , devias receber umanona parte de 35, isto é, 3 e pouco . Vais receber um terço de 36, isto é, 4. Oteu lucro foi igualmente notável . Só tens a agradecer-me pelo resultado . Numavoz pausada e clara , concluiu:
—Pela vantajosa divisão feita entre os irmãos Namir — partilha em que todos ostrês saíram lucrando — couberam 18 camelos ao primeiro , 12 ao segundo e 4 aoterceiro , o que dá um total de 34 camelos . Dos 36 camelos sobraram, portanto ,dois . Um pertence , como sabem, ao “bagdali” meu amigo e companheiro ; outro ,por direito , a mim , por ter resolvido a contento de todos o complicado problema da herança .
— Soisinteligente , ó estrangeiro ! — confessou, com admiração e respeito , omais velho dos três irmãos . — Aceitamos a vossa partilha, na certeza de que foifeita com justiça e eqüidade .
—
— Sois
E o astucioso Beremiz — o “homem que calculava” — tomou logo posse de um dos mais belos camelos do grupo , e disse-me, entregando-me pela rédea oanimal que me pertencia:
— Poderásagora , meu amigo , continuar a viagem no teu camelo manso eseguro . Tenho outro , especialmente para mim .
— Poderás
E continuamos a nossa jornada para Bagdá. ( retirado do livro “O Homem que Calculava”)
Júlio César de Mello e Souza (RJ, 6 de maio de 1895 - Pe, 18 de junho de 1974), conhecido como Malba Tahan, foi um escritor e matemático brasileiro. Ele produziu 69 livros de contos e 51 de Matemática, vendendo mais de dois milhões de exemplares. A obra mais famosa ”O Homem que Calculava” foi publicado pela primeira vez em 1939 e já está na 75ª edição, traduzido para mais de 12 idiomas.
19 agosto, 2011
Xadrez em Agosto
... Neste mês de Agosto os professores desta unidade escolar tem como meta o ensino do Xadrez. Esta prática visa favorecer alguns valores, por meio de uma atividade prazerosa que contribui para o desenvolvimento da: responsabilidade, disciplina, cooperação, amizade e solidariedade.
... Este jogo estimula o raciocínio lógico e a concentração. Destacando que é necessário compreender que a importância do esporte, nesta fase escolar, tem o objetivo de ser utilizado como meio educacional durante o trabalho de ensino aprendizagem.
... A seguir replicamos o vídeo que foi exposto no ensino das regras do Xadrez.
... vídeo 1
... vídeo 2
11 maio, 2011
Expressões Algébricas
... As expressões algébricas são aquelas que contém números e letras.Por exemplo: se você compra 1 caneta, 2 lápis e 1 borracha pode ser representado da seguinte maneira: 1c+2l+1b.
... Variáveis são as letras das expressões algébricas que representam um número real e que a princípio não possuem um valor definido.
... Valor numérico de uma expressão algébrica é o número que obtemos substituindo as variáveis por números e efetuamos suas operações.Exemplo: Se x= 5 e y = 2, calcule o valor numérico da expressão x² + y , então 5² + 2 = 27, assim o valor numérico dessa expressão é 27.
... para maiores esclarecimentos assista o vídeo do Novo Telecurso, da Fundação Roberto Marinho.
vídeo 1
vídeo 2
........................
... Variáveis são as letras das expressões algébricas que representam um número real e que a princípio não possuem um valor definido.
... Valor numérico de uma expressão algébrica é o número que obtemos substituindo as variáveis por números e efetuamos suas operações.Exemplo: Se x= 5 e y = 2, calcule o valor numérico da expressão x² + y , então 5² + 2 = 27, assim o valor numérico dessa expressão é 27.
... para maiores esclarecimentos assista o vídeo do Novo Telecurso, da Fundação Roberto Marinho.
vídeo 1
vídeo 2
........................
10 maio, 2011
Construindo o pensamento geométrico
... estudos das formas na geometria
1º vídeo
2º vídeo
...............................
1º vídeo
2º vídeo
...............................
22 julho, 2010
Olimpíadas de Matemática ...2010
...site com cadernos e gabaritos das últimas olimpíadas...
http://www.obm.org.br/opencms/provas_gabaritos/
.......................................................................
30 abril, 2010
DIA DA MATEMÁTICA
...NO DIA 06 DE MAIO É COMEMORADO O DIA DA MATEMÁTICA
...A partir do dia 6 de maio de 2004 é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Matemática. O objetivo dessa data é divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história e suas aplicações no mundo e sua ligação com outras áreas de conhecimento, derrubando aquele velho mito de que aprender Matemática é difícil e apenas privilégio de poucos.
...Esta comemoração quer mostrar como essa ciência não é nada chata e seu aprendizado pode ser divertido. A escolha do dia é uma homenagem ao escritor Malba Tahan, a primeira pessoa no país a tentar descomplicar a Matemática.
...A partir do dia 6 de maio de 2004 é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Matemática. O objetivo dessa data é divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história e suas aplicações no mundo e sua ligação com outras áreas de conhecimento, derrubando aquele velho mito de que aprender Matemática é difícil e apenas privilégio de poucos.
...Esta comemoração quer mostrar como essa ciência não é nada chata e seu aprendizado pode ser divertido. A escolha do dia é uma homenagem ao escritor Malba Tahan, a primeira pessoa no país a tentar descomplicar a Matemática.
...Plano Cartesiano...7ºs A e B
...aula sobre a construção da reta numérica e localização de pontos no plano cartesiano
Aula 36 ( 1 de 2)
Aula 36 (2 de 2)
........................................................
...breve história da criação do Plano Cartesiano...


...apresentação da localização dos pontos no Plano Cartesiano...
..................................................................................................................
Aula 36 ( 1 de 2)
Aula 36 (2 de 2)
........................................................
...breve história da criação do Plano Cartesiano...


...apresentação da localização dos pontos no Plano Cartesiano...
..................................................................................................................
Assinar:
Postagens (Atom)