14 abril, 2009

...Como fazer um relatório...

...Depois de ter feito uma experiência ou pesquisa, você vai querer convencer outras pessoas das suas conclusões.
...O seu êxito depende de uma boa comunicação e além de talento de escrever é necessário seguir certos formatos padronizados para facilitar a compreensão do leitor.
...Um bom relatório depende de uma boa tomada de dados.
...Procure organizar-se de maneira a anotar durante a prática todas as informações relevantes de uma forma inteligível posteriormente.
...No relatório você vai descrever, nas suas palavras, a experiência efetuada, justificar o procedimento escolhido, apresentar os dados medidos e finalmente os resultados e conclusões.
...Para organizar o relatório, pode dividir ele em várias partes. Por exemplo:
- Introdução...Resumo teórico para situar a experiência. Exposição dos conceitos teóricos que vai usar. Referencias a literatura pertinente (Livros texto, livros de referencia, internet, etc.)
- Objetivos...Descrição sucinta do que se pretende obter da experiência.
- Procedimento Experimental...Descrição do procedimento seguido em aula. Isto é, descrever o que você fez, não necessariamente o procedimento proposto, justificando e discutindo a escolha.
- Dados Experimentais e Análise...Apresentação dos dados coletados, através de tabelas, gráficos etc. Mas, deve ficar claro como chegou ao resultado.
- Conclusões...Discussão dos resultados obtidos. Sempre que possível, comparar os resultados com os conhecidos ou esperados teoricamente. Se usou vários métodos, comparar os métodos.
Para experiências simples, os items Introdução e Objetivos podem muito bem ser tratados em um único seção. Da mesma maneira, poderia juntar o descrição do equipamento com o procedimento experimental. Em todos os ítens, pode e deve se referir aos livro textos, a sites no internet e à própria guia da experiência.

Fonte: http://euclides.if.usp.br/~ewout/ensino/geral/000008.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário