24 fevereiro, 2009

Números Inteiros...6ª séries

NÚMEROS INTEIROS NEGATIVOS: Aprendizagem com a resolução de problemas

...Na China por volta de 300 a.c. existem relatos que os chineses já utilizavam os números negativos de forma rudimentar em suas atividades cotidianas.
... Eles utilizavam duas coleções de barras de bambu, ferro ou marfim uma de cor vermelha para indicar números positivos e outra de cor preta para indicar os números negativos.
... Mas foram os Hindus os responsáveis pela idealização da representação numérica dos números negativos.



...A idéia de um número negativo ser resultado de uma equação era considerada como absurda para muitos matemáticos como Diofanto, Michel Stifel, Cardano e outros.
... O conceito dos números negativos começou a ser difundido quando a descoberta da aplicabilidade em geometria principalmente.
...Ao ensinar o conceito de números negativos no ensino fundamental, onde ocorre o primeiro contato com representação numérica de números negativos.
... Encontram-se inúmeras dificuldades, pois geralmente neste primeiro momento ocasiona-se um impacto na maioria dos alunos. Pois até então o individuo utiliza o conceito de forma mental em suas atividades cotidianas.
...Por exemplo, ao comprar balas, sorvetes ele utiliza o conceito de forma mecânica. Pois não há dificuldade mediante ao raciocínio sobre o valor a ser pago e nem enquanto restará de troco, mas o individuo desconhece o conceito quando relacionamos a quantidade negativa, pois o mesmo não consegue abstrair utilizando a representação numérica.
... Assim verificamos como o aluno encontra dificuldades em aprender este conceito em principio por, não assimilar quantidades negativas. Pois até então o individuo aprendeu efetuar operações nas séries iniciais relacionando-as quantidades positivas.
... A aprendizagem deste conceito inicia quando se começa a demonstrar através de exemplificações que o conceito de números negativos é algo que já faz parte do cotidiano de cada um deles embora eles desconheçam.
... Ao aplicar exemplos mentais com números negativos em classe nota-se que existe agilidade no raciocínio. Mas quando se aplica um exemplo de forma numérica num mesmo modelo nota-se que há dificuldades em se obter o resultado pela maioria.
...Isso nos leva a refletir sobre a necessidade de se utilizar da resolução de problemas no ensino e aprendizagem.
...Essa aplicação mostra que o conhecimento matemático ganha muito mais significado quando o aluno tem situações desafiadoras para resolver.
...Além disso, possibilita ao aluno a fazer uma conexão do conhecimento novo com um já existente. Desenvolvendo assim, a capacidade de mobilizar o conhecimento e de gerenciar as informações que estão ao seu alcance.
...Como por exemplo, desenvolver um trabalho que compare algumas situações vivenciadas pelos alunos.
...Como a variações de temperatura, saldo negativo, perder um jogo, dívidas, comparar altitudes, faltas e ausências.
...Uma outra forma é a representação geométrica em uma reta sendo um sistema muito interessante como recurso de ensino-aprendizagem.
...Portanto, as dificuldades encontradas pelos alunos em realizar operações com números negativos, na realidade se tratam de problemas resultantes da metodologia de ensino utilizada pelo docente, que não tem sido relevante aos conhecimentos prévios dos alunos. Sendo dessa forma, um ensino descontextualizado.


Palavras-chave: Números inteiros negativos, Aprendizagem e Resolução de Problemas.
PEREIRA, Eliana Alves¹
Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior no Ceulji-Ulbra / Graduada e Licenciada em Matemática pela UNIR. /elianeap10@hotmail.com
...........................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário